Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS - SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

As atividades sugeridas abaixo irão pre­parar a criança para um melhor desempe­nho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

Þ   Trabalho intenso com os nomes das cri­anças, destacando as letras iniciais - ativi­dades variadas com fichas, crachás e alfa­beto móvel.
Þ   Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do profes­sor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
Þ   Observação de atos de leitura e escrita.
Þ   Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bi­lhetes etc.
Þ   Hora de leitura - livros, revistas e jor­nais à escolha da criança.
Þ   Atividades de escrita espontânea - lis­tas, relatórios, auto-ditado.
Þ   Atividades para distinção de letras e numerais.
Þ   Manipulação intensa do alfabeto móvel.
Þ   Desenho livre, pintura, modelagem, re­corte, dobradura.
Þ    Caixa com palavras ou nomes significa­tivos - de cada aluno ou da classe.
Þ    Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.
Þ    Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).
Þ    Jogos diversos
§  bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,
§  memória de letras, nomes, desenhos;
§  dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
§  baralho de nomes, figuras;
§  quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
§  pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
Þ    Jogos com cartões:
§  parear cartões com nomes iguais;
§  parear cartões com desenhos;
§  parear cartões com letras.
Þ    Jogos com o alfabeto móvel:
§  cobrir fichas ou crachás;
§  formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
§  separar e agrupar letras iguais;
§  classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
Þ    Álbuns:
§  de rótulos e embalagens;
§  de nomes e retratos ou auto-retrato;
§  da história de vida da criança.
Þ    Jogos e brincadeiras orais:
§  com rimas;
§  adivinhações;

Nenhum comentário:

Postar um comentário