Nível conceitual - Pré-silábico 1
Þ As crianças não vislumbram que a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
Þ As crianças produzem riscos e/ou rabiscos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar rabiscos separados com linhas curvas ou retas ou rabiscos ondulados e emendados.
Þ As crianças fazem tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido.
Þ Somente quem escreve pode interpretar o que está escrito.
Þ A escrita ainda não está constituída como objeto substituto.
Þ As crianças usam os mesmos sinais gráficos (letras convencionais ou símbolos, ou mesmo pseudoletras - letras inventadas pela criança) para escrever tudo o que deseja.
Þ As crianças acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade: as pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes; os objetos ou pessoas pequenas, nomes pequenos. Presença marcante do realismo nominal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário