NÍVEL SILÁBICO
Quando a criança sai do nível pré-silábico e entra no nível silábico, ela deixa de apoiar-se em idéias de “aspectos figurativos” do referente à palavra que o representa, ou seja, cada palavra é sempre escrita com as mesmas letras; começa a ver que tudo que se diz se escreve.
Neste nível, a criança encontra uma nova formula para entrar no mundo da escrita, descobrindo que pode escrever uma letra para cada sílaba da palavra e uma letra por palavra na frase.
CARACTERÍSTICA DA ESCRITA E DA LEITURA
Þ A vinculação entre escrita e pronúncia – parte do que se fala corresponde a parte da escrita. A criança trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala.
Þ Correspondência quantitativa de sílabas orais – uma letra para cada sílaba na palavra, uma letra para cada palavra na frase ou uma letra por sílaba oral também na frase. Há crianças que não escrevem nada para verbos.
Þ Compreensão da estabilidade da escrita das palavras. Tudo que se diz se escreve (não só os substantivos).
Þ Tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita.
Þ Correspondência entre partes do texto (cada letra) e partes da expressão oral (recorte silábico do nome).
Þ Essa hipótese silábica pode parecer com grafias distantes das formas das letras ou com grafias já bem diferenciadas – às vezes pode parecer com sinais e não com letras.
Þ A criança convive com as formas fixas fornecidas pelo mundo e a hipótese silábica que ela constitui.
Þ Podem desaparecer momentaneamente as exigências de variedade e de quantidade mínima de caracteres.
Þ Conflito cognitivo entre as exigências de quantidade mínima e a escrita silábica de palavras dissílabas e monossílabas.
Þ A criança busca sempre as unidades menores que compõem a totalidade que tenta representar por escrito.
Þ Leitura e escrita começam e ser vistas como duas ações com certo tipo de interligação coerente.
Þ As crianças podem estar num nível na escrita e em outro na leitura.
O TRABALHO COM PALAVRAS
As crianças já começam a vincular a fala à escrita, por isso são exploradas as vinculações sonoras – a divisão das palavras em tantas letras quantas forem suas sílabas orais.
Quando se tornam silábicas, associam uma letra para cada sílaba.
O TRABALHO COM TEXTOS
É muito importante o trabalho com leitura de histórias infantis.
Histórias poderão surgir desenhos e dos desenhos possíveis histórias.
O trabalho com diferentes textos, parlendas, músicas, poesias, entre outros, propicia no nível silábico um trabalho fecundo com rimas, análises sonoras de palavras, remontagem de texto com frases fatiadas ou fatiadas em palavras.
O reconto e a reescrita também estarão entre as inúmeras atividades didáticas deste nível.
ATIVIDADES QUE ENVOLVAM FRASES E TEXTOS PARA FACILITAR O DISCURSO ORAL E TEXTO ESCRITO
Þ Escrita e recebimento de cartas, recados, sugestões, avisos e outros;
Þ Elaboração de textos coletivos;
Þ Transcrição de contos e brincadeiras, histórias inventadas pelas crianças, acontecimentos atuais, ocorrências;
Þ Reconto e reescrita de histórias;
Þ Leitura de poesias, músicas, parlendas, histórias e outros textos significativos e previamente memorizados;
Þ Identificação de frases pelo seu correspondente oral.
TRABALHO COM LETRAS, PALAVRAS E TEXTOS
Þ Análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras significativas;
Þ Desmembramento oral dos nomes e das palavras em sílabas (pedacinhos); pronúncia pausada das palavras, solicitando-se aos alunos que contem os pedacinhos.
Þ Classificação de palavras com o mesmo número de sílabas (pedacinhos) que iniciam com a mesma letra;
Þ Completar lacunas em textos e palavras;
Þ Jogos variados com gravuras e letras iniciais, com gravuras e palavras;
Þ Dicionário ilustrado com desenhos ou gravuras e escrita dos respectivos nomes do jeito de criança;
Þ Auto-ditado, listas, escritas espontâneas diversas;
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