Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividade com texto II

  1_ Leia o texto com atenção e decubra alguns erros nas palavras
  2_ Reescreva o texto com as palavras corretamente.                                                  

     A tarde estava hmida e cuente. No céu, algumas nuven formavam figuras bizarras. Os bancos do jardim estrategicamente colocados sob a copa das arvores, estavam vasios.
       Uma abelha, saltando de flor em flor, esecutava a sua permanente tarefa da recolha do pólen. Mas, derepente, ficou muda de espanto: é que encostada ao tenro caule de uma planta, descanssava uma formiga!
-          A descansar? – não reziztiu a perguntar a abelha que sempre ouvira diser que, tal como as abelhas, as formigas passavam todo o tempo a trabalhar.
-          Hoje não trabalhamos. É o “Dia Mundial da Formiga”, e a nossa xhefe deu-nos um dia de repouzo e de festa.
-          Mas que interessante! – continuou a abelha. – Sempre pencei que essas datas espesiais existiam apenas para as pessoas...
-          Pois enganas-te! – afirmou a formiga, erguendo uma patita em direcção à abelha. – Nós as formigas também temos agora um Dia Mundial. E até vamos convidar vários grupos de cigaras que, logo à noite, irão alegrar o nosso baile.
-          Que curiozo! – murmurou expantada a abelha. E lá continuou o seu trabalho, talvez a sonhar que também a sua Rainha decretase, mais sedo ou mais tarde, o Dia Mundial da Abelha.

                  
  texto  após corrigido deverá  ficar  assim:

       A tarde estava húmida e quente. No céu, algumas nuvens formavam figuras bizarras. Os bancos do jardim estrategicamente colocados sob a copa das árvores, estavam vazios.
         Uma abelha, saltando de flor em flor, executava a sua permanente tarefa da recolha do pólen. Mas, de repente, ficou muda de espanto: é que encostada ao tenro caule de uma planta, descansava uma formiga!
-          A descansar? – não resistiu a perguntar a abelha que sempre ouvira dizer que, tal como as abelhas, as formigas passavam todo o tempo a trabalhar.
-          Hoje não trabalhamos. É o “Dia Mundial da Formiga”, e a nossa chefe deu-nos um dia de repouso e de festa.
-          Mas que interessante! – continuou a abelha. – Sempre pensei que essas datas especiais existiam apenas para as pessoas...
-          Pois enganas-te! – afirmou a formiga, erguendo uma patita em direcção à abelha. – Nós as formigas também temos agora um Dia Mundial. E até vamos convidar vários grupos de cigarras que, logo à noite, irão alegrar o nosso baile.
-          Que curioso! – murmurou espantada a abelha. E lá continuou o seu trabalho, talvez a sonhar que também a sua Rainha decretasse, mais cedo ou mais tarde, o Dia Mundial da Abelha.

               Onde e quando se passa esta história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1.      Porque razão ficou “muda de espanto” a abelha?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Quem iria animar o baile das formigas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário