Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Por que não trabalhar apenas com atividades pontilhadas para desenvolver a coordenação motora

Vi esta pergunta em um site aqui na net, gostei muito da resposta e gostaria de compartilhar com vocês.

Pedagogos, por favor, me respondam?
Atividades que utilizam letras pontilhadas para cubrir para fins de exercitar a coordenação motora de crianças nas séries iniciais estão descartadas do método de ensino?
Digo isso, porque minha mãe é professora e ela fez uma atividade desse tipo com seus alunos de série inicial e a pedagoga reprovou e disse que não se usa mais esse tipo de atividade, sendo até muito deselegante.

Olá!
A "questão" não é estar "descartado" ou não... Os pontilhados para cobrir "determinam" o movimento que a criança fará... A Coordenação Motora Fina deve ser "livre" e "espontânea" e, principalmente, prazerosa para a criança...! Creio que cobrir pontilhados não seja muito divertido...!
Há diversas outras atividades que possibilitam o desenvolvimento da Coordenação Motora, sem que o Professor precise utilizar os pontilhados para cobrir...!
As atividades livres também devem ser contempladas na rotina das crianças... Evidentemente, que não significa dar uma folha em branco, TODOS OS DIAS, para que "rabisquem"...!
A Coordenação Motora "envolve" todo o corpo, então porque "ater-se" a atividades "semiprontas" de pontilhados para cobrir onde (aparentemente) somente as mãos estão sendo exercitadas...???

Trecho do RCNEI...
"É muito importante que o professor perceba os diversos significados que pode ter a atividade motora para as crianças. Isso poderá contribuir para que ele possa ajudá-las a ter uma percepção adequada de seus recursos corporais, de suas possibilidades e limitações sempre em transformação, dando-lhes condições de se expressarem com liberdade e de aperfeiçoarem suas competências motoras. O professor deve refletir sobre as solicitações corporais das crianças e sua atitude diante das manifestações da motricidade infantil, compreendendo seu caráter lúdico e expressivo."

Sugiro que leia atentamente o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) volume 3, que trata da descoberta do movimento, na Educação Infantil...
Se você ainda não tem o RCNEI, entre em contato comigo que lhe envio o volume 3 (ou todos, se quiser!) ou faça você mesma o download:
http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?o…

Trecho do RCNEI...
"O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da
motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança."

Orientações Práticas, de acordo com o RCNEI...
• Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., Para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
• Valorização de suas conquistas corporais.
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Bem, é o que penso!
Sorte e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário