1. Olhe para o erro do aluno como uma oportunidade de ensinar o correto. Não ameace xerocar o texto de quem errar para colocar no mural da classe;
2. Ninguém erra propositalmente. Fazer um discurso em nome da correção pode fazer o tiro sair pela culatra. Os alunos podem ficar inibidos ao escrever;
3. Todo texto tem uma função social. O aluno não escreve somente para ser avaliado e sim para expor uma opinião acerca de algo. Não a despreze;
4. Explicar a proposta, a qual deve ser muito bem elaborada, garantirá menos problemas na correção. Professor, nada de aplicar redação apenas porque está com preguiça de dar aula ou para cobrir a falta de outro professor;
5. Não potencialize o conteúdo em detrimento da forma. Ambos são importantes. É importante, no entanto, que os critérios sejam muito bem explicados previamente;
6. Ensine seus alunos a fazer um rascunho. O primeiro texto dificilmente será o melhor a ser apresentado;
7. Faça exercícios de elaboração de introdução, desenvolvimento, criação de critérios e de conclusão. É muito mais fácil estudar em parte o texto do que "vomitar" toda a informação na cara do aluno;
8. A obediência à norma culta é um dos aspectos avaliados. Um texto não é desprezível por um erro de grafia, mas esta pode prejudicar consideravelmente a ideia.
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